terça-feira, setembro 19

Palavras à Saramago

O escritor José Saramago considera que "a verdadeira democracia não existe" porque os governos "respondem aos interesses do poder económico", numa entrevista concedida ao diário "La Stampa".
"A democracia é uma realidade que não existe. Quem verdadeiramente manda são instituições que não têm nada de democráticas, como é o caso do Fundo Monetário Internacional, as fábricas de armas, as multinacionais farmacêuticas", afirmou o escritor ao jornal italiano.
As críticas do Nobel da Literatura 1998 não se limitam à política e atingem também a religião. Na sua opinião, o mundo seria um lugar "certamente mais pacífico" sem crenças religiosas.Questionado sobre se a sua posição estaria relacionada com o discurso da semana passada do Papa Bento XVI, e que provocou a fúria de alguns líderes islâmicos, Saramago comentou que, se alguém escreveu o texto para o Papa e ele não o leu antes, "agiu de forma imprudente"; "se o leu e não retirou a polémica passagem que se refere a Maomé, foi ainda pior"."Agora dizem que a polémica frase se referia a acontecimentos do século XIV, mas, pessoalmente, creio que deveriam interessar mais as coisas que se passam no século XXI", disse ainda".

*Uns gostam outros não, eu admiro a frontalidade e sobretudo o "à vontade" que tem em por o "dedo na ferida" sem receios e sem temer ninguem, é destes que o país precisa!

3 comentários:

Totoia disse...

Sim tb gosto da sua frontalidade. Sem dúvida, e concordo com algumas das suas ideias.

Anónimo disse...

Mal me parecia que não considerasse o saramago um modelo, sendo eu vermelho desde que me lemmbra. No entanto, faz falta a este país que apareçam muitos saramagos, não daqueles como nós que nunca são ouvidos por mais justas que sejam as suas reclamações, mas destes a quem os "pés de microfone" adoram dar tempo de antena, quanto mais não seja para se encostarem a alguém que nunva irão de certeza comprrender...
Pode até não dar resultado nenhum, mas pelo menos alguém "põe o dedo na ferida" sem medos. E sendo eu uma das pessoas que vai ser "beneficiada" pelo co-incineração, como compreendo o subversão de valores de que fala o saramago, nomeadamente a fé em nossa senhora do cifrão...
Excelente recolha, nuno. Um abraço, a gente vê-se por aí...

Anónimo disse...

E pensar que são os Belmiros e os Champalimauds que mandam em nós...

Não gosto de ler o Saramago, mas gosto de o ouvir, o nobel deu-lhe o direito de poder falar livremente sem se render aos lobbys!!

Muito bem Nuno