terça-feira, setembro 19

O Pastor (parte I)

O Tito corria muito depressa, estava assustado, olhei para ele do pátio da minha casa, o olhar dele era aterrador, a sua face estava pálida, fiquei preocupado com toda aquela situação, tentei apanha-lo naquela correria, era difícil, ele era um rapaz com 18 anos, era pastor desde os 10 e corria que nem um atleta, perdi-o de vista e parei, já não conseguia correr mais, nem que fosse um simples metro, estava exausto, tinha sede, e mal conseguia respirar, descansei um pouco, olhei em meu redor e não via ninguém, não havia vida naquele lugar, a não ser uma fonte com agua muito fresca, encaminhei-me para ela, mas veio-me á memória aquela situação, várias perguntas surgiam na minha mente, e eu não tinha respostas, o que mais me intrigava era o que tinha acontecido ao Tito, o que ele tinha visto para ficar naquele estado, enquanto pensava cheguei á fonte, e por um instante deixei de pensar no caso, estava com tanta sede! A fonte parecia ter saído de um conto de fadas, muito limpinha e reluzente, com uma santa gravado no seu topo, e a agua...tão límpida e pura, bebi até me fartar e voltei a pensar no pobre rapaz, fui ver se o descobria, tudo aquilo me parecia muito estranho, e lá caminhei para a aldeia mais perto, pelo caminho encontrei um velho numa desgastada carroça que não hesitou em dar-me boleia, falamos o normal, perguntou-me o que estava ali a fazer, e contei-lhe a história do pastor, a cara dele mudou instantaneamente de expressão, ficou com um ar horrorizado, disse-me que vinha a fugir de lá, e que se aproximava um exército hostil, que ainda os pareceu ver ao longe, que vinham com muita maldade, eu ao ouvir aquilo fiquei bastante assustado e resolvi ainda mais firmemente encontrar o Tito.
Tínhamos chegado á aldeia, mas ao que parece os habitantes já sabiam da má noticia e tinham fugido á pressa, entretanto fiquei, pensei que talvez encontrasse alguém que não tivesse partido e o velho continuou viagem muito aterrorizado, olhei para a única rua que a aldeia tinha e segui em frente. (Continua)

3 comentários:

venus disse...

obrigada pela visita. voltarei para ler com mais calma.

Angel disse...

Continua que esta nuito bom.
Parabéns
jinho

Anónimo disse...

Pois e no seguimento do texto anterior, um texto à saramago, de escrita corrida... Agradável...
A gente vê-se por aí...