terça-feira, setembro 19

Paul Auster

Paul Auster é um escritor norte-americano autor de vários best-sellers como Timbuctu, O Livro das ilusões, A Noite do Oráculo e Música do acaso.
Nasceu em New Jersey em 1947, frequentou a Universidade de Columbia e viveu durante 4 anos em França. A sua proximidade à literatura francesa haveria de marcá-lo para sempre. Foi confesso admirador de André Breton, Paul Éluard, Stéphane Mallarmé, Sartre e Blanchot, alguns dos quais traduziu para língua inglesa. O seu gosto pela tradução é muitas vezes referido pelo próprio que aconselha os jovens escritores a traduzir poesia para entenderem melhor o significado intrínseco das palavras. Além destes autores, Paul Benjamin Auster refere ainda como suas influências Dostoiévsky, Ernest Hemingway, Fitzgerald, Faulkner, Kafka, Hodërlin e Marcel Proust.
Em 1998, realizaria o seu primeiro filme, Lulu on the Bridge. Nos seus livros é evidente a influencia cinematográfica norte-americana e as suas histórias desenrrolam-se numa sucessão que faz lembrar um thriller, usando igualmente o método da "caixa chinesa", sucessão de histórias no interior umas das outras. A sua obra parece ser mais apreciada na Europa do que no seu país natal. Actualmente vive no Brooklin. Embora pertença ao mundo.

Bibliografia:
A Noite do Oráculo, As Loucuras de Brooklyn, A Trilogia de Nova Iorque, O Caderno Vermelho, Cidade De Vidro, Da Mão para a Boca, Experiências com a verdade, A história da minha máquina de escrever, Inventar a Solidão, Leviathan, O Livro das Ilusões, Lulu On The Bridge, A Música do Acaso, O Caderno Vermelho, Pensei que o Meu Pai Era Deus, Timbuktu, A Trilogia de Nova Iorque.

*"Vale bem a pena entrar numa viagem com este autor."

6 comentários:

Totoia disse...

O livro das ilusões vai passar a filme e foi gravado em Portugal, mais precisamente nas Azenhas do Mar em Sintra.

Bruno Mann disse...

Obrigado pela informação.

Abraços

Laranjinha disse...

Paul Auster é dos meus autores favoritos. Este verão li As Loucuras de Brooklyn que desde já recomendo a leitura.

Totoia disse...

Por falar nisso laranja com canela, para além do Memorial do convento, não tenho mais nada para ler, que tal emprestares-me esse?

Totoia disse...

Desculpa o abuso Nuno.:)

Bruno Mann disse...

Estás completamente á vontade ;)