domingo, fevereiro 18

(Foto de Avalon)

Quando a vejo reconheço-me/Nos olhos, no rosto, na cor,/Pois tremo de medo como a folha ao vento/Uma criança tem mais juízo que eu/De tal modo me sinto possuído pelo amor/E de um homem vencido desta forma/Bem poderia uma dama ter grande piedade. (Bertrand de Ventadorn, c. 1150-1180) (8)



Sinto prazer quando enlouqueço / E me faz em vão esperar tanto/ Acho belo também quando ela me escarnece/ Ou me engana, diante de mim ou pelas costas / Pois tão logo do mal me virá bem/ Se lhe aprouver. (Cercamon, c. 1135-1147) (90)


Um cavaleiro divulgou desavergonhadamente os segredos de seu amor e seus casos sentimentais íntimos. Todos os que servem na cavalaria do amor pedem que tal delito seja severamente punido, para que, não deixando impune esse exemplo de traição, não seja dada aos outros ocasião de imitá-lo.Foi então reunida uma corte de damas na Gasconha, onde se decidiu por unanimidade, em disposição de validade permanente, que esse indivíduo passaria a ser privado de qualquer esperança de amor e considerado indigno e desprezível por todos, em qualquer corte de damas ou cavaleiros. E se alguma dama fosse suficientemente audaciosa para violar a disposição tomada naquela assembléia, concedendo-lhe amor, por exemplo, também será submetida para sempre à mesma pena e passaria a ser alvo da inimizade de todas as mulheres de bem.


O Verbo no monte assentado,
Sendo a própria Sabedoria, diz:
"A justiça, é o povo ensinado,
Só com o amor faz feliz."


4 comentários:

Finding Essex disse...

Por algum motivo felicidade n é verbo...não se conjuga, acontece...

Um bejo, dois beijos e um sorriso :)

o alquimista disse...

Os sonhos têm mil cores, o sentir mil emoções, os teus a divina prova que tens mil corações...

Pleno e colorido carnaval


Mágico beijo

o alquimista disse...

Era um abraço amigo...

Dark-me disse...

Por aqui, estou sempre a aprender!! :)


Dark kiss