domingo, novembro 19

Conselhoes de Atisha

Conselhos vindos do coração de Atisha

Ao chegar ao Tibete, o Venerável Atisha foi para Ngari, onde permaneceu por dois anos e deu muitos ensinamentos aos discípulos de Jang Chub Ö.
Passado esse tempo, Atisha decidiu voltar para a Índia. Jang Chub Ö pediu que desse um último ensinamento.
Atisha respondeu que havia dado todos os conselhos de que necessitava mas, diante da insistência de Jang Chub Ö, Atisha acedeu em dar-lhes os seguintes conselhos:

Quão maravilhoso!Amigos, vocês têm grande conhecimento e claro entendimento, ao passo que eu não sou importante e tenho pouca sabedoria. Assim, não é apropriado que solicitem meus conselhos. Contudo, já que vocês, meus queridos amigos a quem prezo de todo coração, estão a pedir, dar-lhes-ei esses conselhos essenciais com minha mente infantil e inferior.
Amigos, até atingirmos a iluminação, o mestre espiritual é indispensável; logo, confiem e apoiem-se no sagrado Guia Espiritual.
Até compreendermos a verdade última, ouvir é indispensável; logo, ouçam as instruções do Guia Espiritual.
Uma vez que não podemos nos tornar Budas mediante mero entendimento intelectual do Darma, pratiquem intensamente, com compreensão.Evitem lugares que perturbem suas mentes e permaneçam sempre naqueles onde suas virtudes aumentem.Até atingirmos realizações estáveis, as diversões mundanas são danosas; logo, fiquem em lugares onde não haja tais distrações.
Evitem os amigos que provocam o aumento de suas delusões e apoiem-se nos que contribuem para o crescimento de suas virtudes. Levem esse conselho muito a sério.Já que atividades mundanas nunca têm fim, restrinjam suas atividades.Dediquem sempre suas virtudes, dia e noite, e vigiem a mente.Visto que receberam conselhos, quando não estiverem meditando pratiquem sempre de acordo com as palavras de seu Guia Espiritual.Se praticarem com grande devoção, os resultados surgirão imediatamente, sem que seja preciso esperar por muito tempo.
Os alimentos e recursos necessários virão parar naturalmente em suas mãos, se praticarem com sinceridade de acordo com o Darma.Amigos, as coisas que desejamos trazem tanta saciedade quanto beber água do mar; logo, pratiquem o contentamento.Evitem todas as mentes desdenhosas, vaidosas, orgulhosas e arrogantes e permaneçam apaziguados e mansos.
Evitem as atividades que, embora sejam consideradas meritórias, de fato, são obstáculos ao Darma.Lucro e respeito são laços dos maras, tirem-nos de seu caminho como se fossem pedras.Fama e palavras de elogio só servem para nos seduzir; logo, soprem-nas para longe como se assoassem o nariz.
Já que a felicidade, o prazer e os amigos que reunimos nesta vida só duram um instante, coloquem-nos todos em segundo plano.
Já que as vidas futuras duram por muito tempo, reúnam riquezas para abastecer o futuro.
Teremos que partir deixando tudo para trás; logo, não se apeguem a coisa alguma.
Gerem compaixão pelos seres inferiores e, especialmente, evitem desprezá-los e humilhá-los.
Não sintam ódio pelos inimigos nem apego aos amigos.
Não tenham inveja das boas qualidades alheias, mas adotem-nas pessoalmente com admiração.
Não procurem falhas nos outros, procurem-nas em vocês próprios e purguem-nas como se fossem mau sangue.
Não contemplem suas boas qualidades, contemplem as boas qualidades dos outros e respeitem a todos como um servo o faria.
Encarem todos os seres vivos como pais e mães e amem-nos como um filho o faria.
Mantenham sempre uma face sorridente e uma mente amorosa, e falem sinceramente, sem malícia.Se falarem muito dizendo coisas sem conteúdo, certamente se equivocarão; logo, falem com moderação e só quando necessário.
Se assumirem muitas atividades sem sentido, suas atividades virtuosas vão se degenerar; logo, interrompam atividades que não sejam espirituais.É completamente sem sentido dedicar esforço a atividades que não têm essência.
Se seus desejos não se realizarem, será pelo carma criado há muito tempo; logo, mantenham uma mente feliz e descontraída.
Acautelem-se, ofender um ser sagrado é pior do que morrer; logo, sejam honestos e diretos.
Visto que a felicidade e o sofrimento desta vida surgem de ações passadas, não culpem os outros.
Toda a felicidade vem das bênçãos de seu Guia Espiritual; logo, retribuam sempre sua bondade.
Já que não podemos domar as mentes alheias sem primeiro ter domado as nossas, comecem por domar suas próprias mentes.
Visto que terão de partir sem a riqueza que acumularam, não acumulem negatividade em nome de riqueza.
Prazeres distrativos não têm essência; logo, pratiquem o dar sinceramente.
Mantenham sempre disciplina moral pura, pois isso resulta em beleza nesta vida e em felicidade depois dela.
Visto que o ódio é abundante nestes tempos impuros, revistam-se com a armadura da paciência, livres de raiva.
O poder da preguiça é o que nos mantém presos ao samsara; logo, acendam a chama do esforço de aplicação.
Visto que ceder às distrações nos faz desperdiçar esta vida humana, agora é a hora de praticar concentração.
Sob a influência de visões errôneas não compreendemos a natureza última das coisas; logo, investiguem os significados corretos.
Amigos, não existe felicidade neste pântano, o samsara; assim, mudem-se para o solo firme da libertação.
Meditem de acordo com o conselho de seu Guia Espiritual e drenem o rio do sofrimento samsárico.
Avaliem muito bem tudo o que foi dito, pois não são apenas palavras que passam pela boca; são conselhos sinceros, vindos do coração.
Se praticarem dessa forma, irão me deleitar e criar felicidade para si próprios e para os outros.Eu, em minha ignorância, peço que recebam esses conselhos de todo o coração.

1 comentário:

Andreia disse...

Vou meditar,

Boa semana para ti!